Desde a ruptura da amizade dos Homens com Deus, por causa do pecado original, o Pai traçou um plano amoroso para nos resgatar, reatar a união com Ele. No Antigo Testamento, Deus foi revelando Seu plano de enviar o Espírito Santo. Por intermédio dos Profetas o Senhor ia prometendo a vinda do Messias e, consequentemente, a vinda do Paráclito Consolador.
“Derramarei sobre vós água puras, que vos purificarão de todas as vossas imundícies e de todas as vossas abominações. Dar-vos-ei um coração novo e em vós porei um espírito novo; tirar-vos-ei do peito o coração de pedra e dar-vos-ei um coração de carne. Dentro de vós meterei meu espírito, fazendo com que obedeçais às minhas leis e sigais e observais os meus preceitos.” (Ez 36, 25-27)
A plenitude do Espírito Santo é chamada de "a promessa do Pai". Há muitas promessas no texto bíblico, mas esta promessa específica tem a ver diretamente com o derramamento do Santo Espírito. Profetas como Ezequiel (39, 29), Joel (2, 1-2), Isaías (32, 15; 44, 3) e João Batista (Mt 3, 11; Lc 3, 16), proclamaram, durante seus ministérios, um futuro derramamento do Espírito Santo sobre a casa de Israel, e sobre toda a carne, como o evento que marcaria os últimos dias. Essa promessa foi confirmada pelo Rei dos reis e o maior de todos os profetas: Jesus Cristo (At 1, 4-8).
No Novo Testamento, o Espírito Santo está diretamente ligado a Jesus e as Suas ações. E antes de sua ascensão ao céu, Jesus exorta aos discípulos, para que fiquem em Jerusalém, até que se cumpra a promessa do Pai.
“E comendo com eles, ordenou-lhes que não se afastassem de Jerusalém, mas que esperassem aí o cumprimento da promessa de seu Pai, “que ouviste, disse ele, da minha boca; 5 porque João batizou na água, mas vós sereis batizados no Espírito Santo daqui a poucos dias.” (At 1, 4-5)
E assim, o Messias prometido, Jesus Cristo, o Cordeiro de Deus, com Sua morte na Cruz nos resgatou por inteiro e com sua ressurreição cumpriu-se a promessa.
Fora nos enviado o Espírito Santo de Deus no dia de Pentecostes, porém não somente para os presentes naquele momento e local; mas sim para toda a humanidade. A promessa do Espírito Santo é para todo aquele que ouvir o apelo do Senhor nosso Deus.
“Pedro lhes respondeu: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão dos vossos pecados, e recebereis o Dom do Espírito Santo. Pois a promessa é para vós, para os vossos filhos e para todos os que ouvirem de longe o apelo do Senhor, nosso Deus.” (At 2,38-39).
O derramamento do Espírito Santo, como vimos no Antigo Testamento, se destinava para alguns, agora se estende para todos, para cada um de nós, PARA VOCÊ HOJE!
Nenhum comentário:
Postar um comentário